29 de nov. de 2013

" The Happy Prince " - O Principe feliz ( Por Oscar Wilde )


Boa Noite Muchachinhos
Tudo bem com vocês?
Trouxe para vocês a estória do Principe Feliz, figura cujo Rikka compara Mana por sempre estar pensando nos outros.
Peço a vocês que leiam essa estória. Ela é um pouco longa mas está dividida em dez pequenas partes. É realmente uma linda estória que faz você pensar sobre a vida
Juro que não se arrependerão
Vamos lá!




Parte 1


Muito acima da cidade, sobre uma alta coluna , estava a estátua do Príncipe Feliz . Ele foi revestido com uma simples camada de ouro fino , tinha duas safiras brilhantes como olhos e um grande rubi brilhava no punhal de sua espada. Ele era muito admirado na verdade.

"Ele é tão bonito como um cata-vento ", comentou um dos Conselheiros da Cidade que desejava ganhar reputação por ter gosto artístico. "Só não é tão útil ", acrescentou , temendo que as pessoas pensassem que ele havia mal gosto, o que ele realmente não tinha

" Porque você não pode ser como o Príncipe Feliz ? ´-  perguntou uma mãe sensata á seu menino que estava chorando para a lua .  "O Príncipe Feliz nunca sonharia em chorar por qualquer coisa."

 "Estou feliz que há alguém no mundo que está muito feliz " , resmungou um homem desapontado quando ele olhou para a estátua maravilhosa.

" Ele se parece com um anjo ", disse as crianças orfãs quando saíam da catedral, vestindo suas capas brilhante escarlate e seus aventais brancos limpos.

" Como você sabe ?" - disse o mestre deles -  " Vocês nunca viram um. "

 " Ah ! mas nós já os vimos em nossos sonhos ", respondeu os meninos. o Mestre franziu a testa bravo, desaprovando a atitude dele por eles sonharem

Uma noite, voou sobre a cidade uma pequena andorinha . Seus amigos tinham ido para o Egito , seis semanas antes , mas ele tinha ficado para trás , pois ele havia se apaixonado pela mais bela flor, que havia crescido na beira de um rio. Ele a conhecera no início da primavera, quando ele estava voando para baixo do rio perseguindo uma grande mariposa amarelo. Ele tinha sido tão atraído por suas pétalas que ele tinha que parar para falar com ela .

 " Posso te amar? " - disse a andorinha  , que gostava de ser objetivo e ir direto ao ponto. A flor fez uma reverência  e assim, ele voou em volta dela, tocando a água com suas asas , e fazendo ondulações de prata. Este foi o seu namoro , que durou durante todo o verão .



Parte 2

 "É uma paixão ridícula " - disseram as outras andorinhas " - " Ela não tem dinheiro e nem muitas relações ". E de fato o rio estava cheio de outras flores. Então, quando o outono chegou , todos eles voaram.

Depois de terem ido, ele se sentia muito sozinho e começou a se cansar de sua amada. " Ela não tem conversa... ", ele disse," ...e eu estou com medo de que ela é uma traidora, pois ela está sempre flertando com o vento. "

E, certamente, sempre que o vento soprava , a flor fazia as reverências mais graciosas . Eu admito que ela é doméstica", continuou ele , " mas eu adoro viajar, e minha esposa , portanto, deve amar viajar também " .

" Você vai sair comigo? '' ele disse finalmente á ela , mas a flor balançou a cabeça. Ela estava tão ligado a sua casa.

" Você brincou comigo durante esse tempo todo ", ele gritou, " Eu estou indo para as pirâmides. Adeus ! '' e ele voou para longe.

Durante todo o dia ele voou , e à noite ele chegou na cidade. '' Onde devo ficar ? " ele disse: '' Espero que a cidade tenha preparado algo para mim. ''

Então ele viu a estátua na alta coluna. " Eu vou ficar lá em cima ", ele gritou , "Possuia uma posição agradável com bastante ar fresco ". Então ele desceu e se estabeleceu entre os pés do Príncipe Feliz .

"Eu tenho um quarto de ouro ", disse ele baixinho para si mesmo quando ele olhou em volta , e se preparava para ir dormir. Mas quando ele estava colocando sua cabeça debaixo da asa , uma grande gota de água caiu sobre ele.

 "Que coisa curiosa ! ", gritou ele , " Não há uma única nuvem no céu, as estrelas estão claras e brilhantes e, mesmo assim, ainda está chovendo . O clima no norte da Europa é realmente terrível. A flor gostava da chuva, mas somente agradava a ela. " .

Em seguida, mais uma gota caiu .

 " Qual é a utilidade de uma estátua se não puder manter a chuva fora ? ", ele disse, '' Eu preciso olhar para uma boa chaminé ''. E então, ele decidiu voar para longe.


Parte 3

Mas antes de abrir suas asas , uma terceira gota caiu, e ele olhou para cima e viu algo curioso: os olhos do Príncipe Feliz estavam cheios de lágrimas e as lágrimas corriam pelo seu rosto de ouro. Seu rosto era tão bonito ao luar que a pequena andorinha se encheu de compaixão.

'' Quem é você? '' disse ele.

'' Eu sou o Príncipe Feliz ''

" Por que você está chorando , então? " -  perguntou o Andorinha -  '' Você está muito encharcado ".

" Quando eu estava vivo e tinha um coração humano... ", respondeu a estátua , '... eu não sabia o que eram lágrimas , pois eu vivia no Palácio de Sans Souci , onde a tristeza não tinha permissão para entrar. Durante o dia, eu brincava com os meus companheiros no jardim, e à noite eu liderava a dança no Grande Hall. Em volta do jardim corria um muro muito alto, mas eu nunca me importei de perguntar o que havia além dele, tudo sobre mim era tão bonito. Meus cortesãos me chamavam de o príncipe feliz , e feliz , na verdade eu era, se o prazer é a felicidade. Então eu vivi, e assim eu morri. E agora que eu estou morto puseram-me aqui no alto para eu ver toda a feiúra e toda a miséria da minha cidade , e embora meu coração é feito de chumbo, nada posso fazer além de chorar. "

" O que? O coração dele não é de ouro maciço ? , disse a andorinha para si mesmo. Ele era educado demais para fazer qualquer observações pessoais em voz alta.

" Lá longe ", continuou a estátua num tom de voz baixo, " Lá longe, em uma pequena rua , há uma casa pobre. Uma das janelas está aberta e através dela, eu posso ver uma mulher sentada em uma mesa . Seu rosto é magro e cansado e ela tem mãos vermelhas e grossas , todos picados pela agulha , pois ela é uma costureira . Ela está bordando estampas de coração em um vestido de cetim para a mais linda dama de honra da Rainha, para usar no próximo baile. Em uma cama no canto da sala, sua menina está deitada doente. Ela está com febre e está pedindo laranjas para comer . Sua mãe não tem nada para lhe dar a não ser água do rio , por isso ela está chorando. Andorinha, andorinha , pequena andorinha... Você pode levar o rubi do punhal de minha espada para ele? Meus pés estão presos a este pedestal e não posso me mover . "


Parte 4

 '' Estão me esperando no Egito " , disse a andorinha . " Meus amigos estão voando para por todo o Nilo, conversando com as grandes flores de lótus. Em breve eles vão dormir no túmulo do grande rei . O Rei está lá , em seu caixão pintado. Ele está envolto em linho amarelo e embalsamado com especiarias. Em volta do pescoço há um colar de jade verde-claro e suas mãos são como folhas murchas .

" Andorinha , Andorinha, pequena andorinha ", disse o príncipe, "  Você não vai ficar comigo por mais uma noite e ser o meu mensageiro ? O menino está com tanta sede e a mãe, tão triste .

 '' Eu não acho que eu gosto de crianças " ,respondeu a andorinha, " No verão passado, quando eu estava descansando no Rio , havia dois rapazes rude, filhos do moleiro, que estavam sempre atirando pedras em mim. Eles nunca me atingiram , é claro, pois as andorinhas voam muito bem. E além disso, eu venho de uma família famosa pela sua agilidade, mas ainda assim, era um sinal de desrespeito '

 Mas o Príncipe Feliz parecia tão triste que a pequena andorinha estava arrependida. "É muito frio aqui", ele disse, " mas eu vou ficar com você por uma noite e ser o seu mensageiro. "

 " Obrigado, pequena andorinha ", disse o príncipe.

Assim, a andorinha pegou o grande rubi da espada do Príncipe, e voou com ele em seu bico sobre os telhados da cidade.

Ele passou pela torre da catedral, onde os anjos de mármore branco foram esculpidas . Passou pelo palácio e ouviu o som de dança. Uma bela garota saiu na varanda com seu amante. " Como as estrelas são maravilhosas", ele disse a ela, '' E como é maravilhoso o poder do amor ! ". " Espero que o meu vestido vai estar pronto a tempo para o Baile", ela respondeu , " Eu ordenei estampas floridas para serem bordados sobre ele, mas as costureiras são tão preguiçosas...''

Ele passou pelo Rio e viu as lanternas penduradas aos mastros dos navios. Ele passou por cima do Gueto , e viu velhos homens negociando e pesando o dinheiro em balanças de cobre. Por fim, ele chegou à casa pobre e olhou dentro dela. A menina estava em sua cama  e a mãe tinha adormecido pois ela estava muito cansada . Ele pulou para dentro e pôs o grande rubi na mesa ao lado da mulher. Em seguida, ele voou ao redor da cama , abanando a testa da menina com as asas.

'' Como eu me sinto bem ", disse a menina, " Eu devo estar ficando melhor " - e ela afundou em um delicioso sono.


Parte 5

Em seguida, a Andorinha voou de volta para o Príncipe Feliz e contou-lhe o que ele tinha feito. 

" É curioso ", ele comentou , " mas eu me sinto muito quente agora , embora esteja muito frio. "

" Isso é porque você fez uma boa ação ", disse o príncipe. E a pequena andorinha começou a pensar , e então ele adormeceu. Pensar sempre fazia ele ficar sonolento

Quando o dia clareou , ele voou até o rio e tomou um banho .

" Que fenômeno notável ", disse o professor de ornitologia que passava sobre a ponte, '' Uma andorinha no inverno! ". E então ele escreveu uma longa carta sobre o assunto para o jornal local. Cada anotação dele continha tantas palavras que ninguém conseguia entender.

'' Esta noite eu vou para o Egito ", disse a andorinha, que estava cheia de perspectiva e de bom humor. Ele visitou todos os monumentos públicos e sentou-se muito tempo em cima do campanário da igreja . Onde quer que fosse os pardais diziam uns aos outros: ''Que andorinha estranha! " e ele se divertia.

Quando a lua surgiu , ele voou de volta para o Príncipe Feliz . 

'' Tem alguma entrega para o Egito? ", gritou, " Eu estou apenas começando ".

" Andorinha , Andorinha, pequena andorinha ", disse o príncipe, " Você não vai ficar comigo mais uma noite ? "

" Estão me esperando no Egito " , disse a andorinha , " Meus amigos vão voar até a Segunda Catarata . Sobre um grande trono de granito fica o Deus Memnon . Durante toda a noite ele vê as estrelas , e quando a estrela da manhã brilha ele profere um grito de alegria , e então ele é silencioso. Ao meio-dia os leões amarelos descem até a beira da água para beber. Eles têm olhos como berilos verdes, e seu rugido é mais alto do que o rugido da catarata .

" Andorinha , Andorinha, pequena andorinha ", disse o príncipe, " Longe de toda a cidade que eu vejo, há um jovem em um sótão . Ele está debruçado sobre uma mesa coberta de papéis , e em um copo ao seu lado há um ramo de violetas murchas . Seu cabelo é castanho e crespo e os seus lábios são vermelhos como a romã. Ele tem os olhos grandes e sonhadores . Ele está tentando terminar uma peça para o diretor do Teatro, mas ele está com muito frio para escrever mais. Não há fogo na lareira  e fome fez dele fraco ''.


Parte 6

" Eu vou ficar com você uma noite mais ", disse a andorinha que realmente tinha um bom coração ,  '' Devo levá-lo para ele um outro rubi ?

" Ai de mim! Eu não tenho nenhum rubi agora ", disse o príncipe , " Os olhos são tudo o que me resta. Eles são feitos de safiras raras, que foram trazidos da Índia há mil anos atrás . Arranque um deles e levá para ele. Ele vai vendê-lo para o joalheiro e irá comprar comida e lenha. E assim, ele terminará sua peça

" Querido Príncipe ", disse a andorinha , '' Eu não posso fazer isso '' , e ele começou a chorar.

" Andorinha , Andorinha,  pequena andorinha ", disse o príncipe, "  Faça o que eu vos mando. "

Assim, a andorinha arrancou o olho do Principe, e voou para sótão do aluno. Foi fácil entrar, pois havia um buraco no telhado. Através dele, ele correu e entrou na sala . O jovem tinha a cabeça enterrada nas mãos, impedindo-o de ouvir o bater de asas do pássaro. Quando ele olhou para cima , ele encontrou a bela safira deitado sobre as violetas murchas .

" Estou começando a ser apreciado ", ele gritou , " Isto é de algum grande admirador . Agora posso terminar a minha peça. E assim, o jovem menino parecia muito feliz.

No dia seguinte, a andorinha voou até o porto . Sentou-se no mastro de um grande navio e viu os marinheiros transportarem grandes peitos musculosos para fora do porão com cordas. " Heave a- hoy !" , eles gritaram. " Estou indo para o Egito ! " gritou a andorinha, mas ninguém se importava , e quando a lua surgiu , ele voou de volta para o Príncipe Feliz .

" Eu vim para me despedir ", ele gritou

" Andorinha , Andorinha, pequena andorinha ", disse o príncipe, " Você não vai ficar comigo mais uma noite ? "

" É inverno ", respondeu a andorinha, " A neve fria em breve estará aqui . No Egito, o sol é quente nas palmeiras verdes e os crocodilos estão na lama, preguiçosos. Meus companheiros estão construindo um ninho no templo de Baalbec e as pombas estão os observando. Caro Príncipe , devo deixá-lo , mas eu nunca vou esquecer você, e na próxima primavera eu vou te trazer de volta duas belas jóias no lugar daqueles que você tem dado de distância. O rubi será mais vermelho do que uma rosa vermelha, e a safira será tão azul como o mar grande. "



Parte 7

  " Na praça abaixo ", disse o Príncipe Feliz " Lá está uma pequena menina . Ela deixou seus jogos cair na sarjeta, e todos eles estão estragados . Seu pai vai bate-la se ela não levar para casa algum dinheiro , e ela está chorando. Ela não tem sapatos ou meias, e sua pequena cabeça está descoberta. Arranque o meu outro olho e dê á ela. Assim seu pai não vai bater nela. "

 " Eu vou ficar com você mais uma noite ", disse a Andorinha,  '' Mas eu não posso arrancar seu olho. Você ficaria cego ".

 " Andorinha , Andorinha, pequena andorinha", disse o príncipe, " faça o que eu vos mando. "

Então, ele arrancou outro olho do príncipe, e correu para baixo com ele . Ele voou em direção á menina e colocou a jóia na palma da sua mão. " Que pedaço de vidro lindo ", gritou a menina , e ela correu para casa rindo como nunca havia rido antes.

Em seguida, a andorinha voltou para o Príncipe . " Você está cego agora ", disse ele , " por isso vou ficar sempre com você. '

" Não, pequena andorinha ", disse o pobre príncipe , " Você deve ir para o Egito "

" Eu vou ficar com você para sempre ", disse a andorinha, que adormeceu aos pés do Príncipe .

Todo o dia seguinte, ele sentava-se no ombro do príncipe, e contava-lhe histórias que ele tinha visto em terras estranhas . Disse-lhe dos íbis vermelhos, que permanecem em longas filas nas margens do Nilo; da Esfinge , que é tão antiga quanto o próprio mundo, e vive no deserto, e sabe de tudo; dos comerciantes, que caminham lentamente ao lado de seus camelos , e carregam colares de âmbar em suas mãos ; do Rei das Montanhas da Lua , que é tão negro como o ébano , e adora um grande cristal ; da grande verde serpente que dorme em uma palmeira, e tem vinte sacerdotes, para alimentá-lo com bolos de mel e dos pigmeus que navegam ao longo de um grande lago em grandes folhas planas, e estão sempre em guerra com as borboletas.


Parte 8

" Querida andorinha", disse o príncipe, " Diga-me de coisas maravilhosas , mas o mais maravilhoso do que qualquer coisa é o sofrimento dos homens e das mulheres. Não há mistério tão grande como a miséria . Voe sobre a minha cidade, pequena andorinha , e me diga o que você vê lá ".

Assim, a andorinha sobrevoou a grande cidade , e viu os ricos em festa em suas belas casas , enquanto os mendigos estavam sentados nas portas . Ele voou em ruas escuras , e viu os rostos brancos de crianças famintas olhando com indiferença para as ruas negras. Sob o arco de uma pont, dois meninos estavam deitados nos braços um do outro para tentar manter-se quente . '' Como estamos com fome " , disseram eles. '' Você não deve estar aqui ",  gritou o guarda , e saíram para a chuva.

Então ele voltou e disse ao príncipe o que tinha visto .

" Estou coberto com ouro fino ", disse o príncipe, " Você deve tirá-lo, folha por folha , e dar-lhe aos pobres. Acho que o ouro pode fazê-los felizes . "

Folha após folha de ouro fino , a andorinha retirou tudo que conseguia até que o Príncipe Feliz parecia bastante aborrecido e cinza. Folha após folha de ouro fino que ele trouxe para os pobres encheram os rostos das crianças de alegria e cresceram mais otimistas. Era incrivel ver como eles riam e brincavam na rua. " Temos pão para comer '', diziam alegres.

Em seguida, a neve veio , e depois da neve veio a geada. As ruas pareciam como se eles fossem feitos de prata. Longos pingentes de gelo, como punhais de cristal, pendiam dos beirais das casas. Toda a gente andava em peles e os meninos usavam bonés escarlates e patinavam no gelo.

A pobre Andorinha sentia mais frio e mais frio, mas ele não quis deixar o príncipe, ele o amava muito. Ele pegou migalhas à porta do padeiro quando o padeiro não estava olhando, e tentou manter-se quente ao bater suas asas.

Mas , finalmente, ele sabia que ele ia morrer . Ele tinha apenas força para voar até o ombro do príncipe mais uma vez.

"Adeus , querido príncipe! '' , ele murmurou , " Você vai me deixar beijar sua mão? "


Parte 9

" Eu estou contente que você está indo para o Egito pelo menos,  pequena andorinha ", disse o príncipe, " Obrigado por ter ficado muito tempo aqui mas você deve me beijar na boca , porque eu te amo. '

" Não é para o Egito que eu vou ", disse a andorinha , " Estou indo para a Casa da Morte . A morte é o irmão de sono , não é? ''

E ele beijou o Príncipe Feliz nos lábios, e caiu morto aos seus pés.

Naquele momento, uma rachadura curioso soou dentro da estátua , como se algo tivesse quebrado. O fato é que o coração de chumbo tinha quebrado em dois. Certamente foi uma geada terrivelmente difícil .

Na manhã seguinte, o prefeito estava andando na praça abaixo em companhia dos Vereadores da cidade. Quando passaram a coluna , ele olhou para a estátua : " Meu Deus ! Olha como está gasto a estátua do Principe Feliz" disse ele.

" Está gasto de fato! " gritaram os Conselheiros da Cidade, que sempre concordavam com o prefeito , e eles foram -se para olhar para ele.

" O rubi caiu fora de sua espada , seus olhos se foram, e ele já não é de ouro ", disse o prefeito , " Na verdade, ele é um pouco melhor do que um mendigo ! "

" Pouco melhor do que um mendigo" , disseram os Conselheiros da Cidade .

" E há realmente um pássaro morto aos seus pés ", continuou o prefeito. " Devemos escrever uma proclamação de que as aves não são autorizadas a morrer aqui . ' E o escrivão da cidade fez uma nota sobre aquilo

Então, eles derrubaram a estátua do Príncipe Feliz . " Como ele não é mais bonito, ele não é mais útil ", disse o professor de Arte na Universidade .

Em seguida, eles derreteram a estátua em uma fornalha, e o prefeito realizou uma reunião para decidir o que era para ser feito com o metal. "Devemos ter uma outra estátua , é claro ", disse ele , " e será uma estátua de mim mesmo. "


Parte 10

" Uma estátua de mim mesmo ", disse cada um dos Conselheiros da Cidade, e eles brigaram . Da última vez que ouvi falar deles eles estavam discutindo ainda .

" Que coisa estranha ! ",  disse o superintendente dos trabalhadores na fundição , " Este coração de chumbo quebrado não derrete no forno. Devemos jogá-lo fora . " Então eles jogaram em um lugar coberto de poeira, onde a andorinha morta também estava.

Deus disse a um dos seus anjo: " Traga-me as duas coisas mais preciosas na cidade ". O anjo então lhe trouxe o coração de chumbo e o pássaro morto.

" Você fez uma bela escolha ", disse Deus , " No meu jardim do Paraíso esta pequena ave deve cantar para sempre , e na minha cidade de ouro o Príncipe Feliz irá me louvar "


Então é isso Muchachos T^T
Espero que tenham gostado da estória
Comentem dizendo sobre o que acharam da estória e sua reação
Então é só .... T^T

Para saber mais sobre o Universo Precure, não deixe de nos acompanhar 
Beijinhos Beijinhos
Bye Bye


2 comentários:

  1. OMG ALEXIA T-T EU QUASE CHOREI (só quase q)
    Foram tão maus a deitarem o corpo do princepe fora;_; mas a ultima parte...o coração e a andorinha morta...T-T

    ResponderExcluir
  2. I am from Sri Lanka. May I be permitted to use some of the pictures in this page for Sri Lanka language translation of the Happy Prince. You could use my email to reply rclarance@yahoo.com. I shall thank you if you could send me the reply within 2 weeks. Best regards, R.C.Perera. 10/08/2020

    ResponderExcluir